Quarto Território
Localizado a 8 km da sede, a comunidade de Quarto Território chama a atenção por sua beleza natural e seu potencial economico com grande produção de banana, café,leite e agricultura familiar.
A comunidade recebeu esse nome porque da divisão territorial feita na época, que abrangiu também o município de Alfredo Chaves e assim permanecendo a comunidade com o mesmo nome até hoje .
Hoje possui aproximadamente 70 familias entre elas a familia Parteli, Petri, Magnago, Lorencini, Bertolde, Dona, Viali, Venturini, Mariani, Favato entre outras.
Lugar tranquilo e com lindas montanhas mantem-se estremamente ligada a religião, com três igrejas históricas : A primeira localiza-se na sede da Comunidade centenaria onde ainda acontece os cultos dominicais, e cujo Padroeiro é São José, e realiza-se uma festa em sua homenagem no dia 01 de Maio.
Acontece também uma Caminhada que se iniciou com a promessa de um morador; Ricardo Magnago ,que em agradecimento a melhora da saúde de sua filha prometeu que seguiria a pé até o convento da Penha. Contando com a ajuda de seus amigos Antônio Luiz Parteli e Sérgio Bianchi, a caminhada já está em sua 10ª edição e mesmo com a ausência de Ricardo que faleceu em um acidente de carro, a caminhada hoje segue com seu filho mais velho que carrega o standart com a imagem de São José, simbolo da caminhada que segue a frente da Procisão , lugar antes ocupado pelo proprio Ricardo.
Adrentando ao interior da comunidade existe uma pequena igrejinha que tem por padroeiro Santa Luzia protetora dos olhos. Sua festa acontece no dia 13 de dezembro .
E a história mais curiosa e talvez um dos pontos mais conhecidos da comunidade é a Capela de São Roque ,localizada no alto de uma pedra.
Tudo começou com a família Parteli dona da Propriedade que construiu um Cruzeiro no local como forma de fé e agradecimento a Deus, ali realizavam –se rezas,mais tarde resultou na construção de uma Capela feita em pedras, que existe até hoje com o Padroeiro São Roque que dá nome tambem ao lugar;
O Morro de São Roque hoje é bastante visitado, com sua festa no dia 16 de agosto arrasta milhares de fiéis, em grande maioria para pagar promessas e fazer pedidos ao Santo, já que o acesso ao Morro se faz a pé e com grande dificuldade, o local além disso disperta o interesse de outros grupos distintos ,entre eles: Cavalgadas, Motoqueiros e vôo livre, já que a região é de montanhas e propicia para tais esportes.
De uma maneira bem simples e mantendo suas tradições a Comunidade é muito bonita e acolhedora e tem bastante potencial para crescer seje no setor financeiro ou turístico. Vale a Pena conhecer seu povo, suas histórias e suas paisagens.
Agradecemos a todos que colaborarão para a realização desse trabalho em especial a : Antônio Luiz Parteli,Eunécia Bianchi Parteli, Marilene Parteli Peruzzo ,Sergio Bianchi(Presidente da Câmara),Luziani Souza.
Idealizadores: Cleidiane Fornaciari Parteli, Deuciléia S. D. Sesini, Jercilane Andrade Bongestab , Josiane Xavier Almeida , Maria Luiza B. Chagas Rigotti e Marciara Brandão.
Gostei muito de conhecer a localidade de Quarto Território. Achei interessantes as informações POSTADAS no blog,e fiquei muito afim de conhecer.
ResponderExcluirMuito interessante essa explanação sobre o Quarto Território, especialmente no que diz respeito à fé desse povo lutador e de boa disposição. Parabéns aos idealizadores do blog, em especial a minha querida amiga Josiane, que tive a honra de conhecer e cuja garra tenho o privilégio de admirar. Força, galera, e tudo de bom, sempre e cada vez mais!
ResponderExcluir